tornar-se anfitrião

Blog

28.02.2017 às 10:02

A 1° NOITE DO FILHOTE EM SEU NOVO LAR!

DOGSAFE
Como já mencionamos em publicações anteriores, decidir ter um cãozinho é algo que exige entre outras coisas, dedicação, amor e paciência!
Vamos pensar que um filhote exige muito mais do que um cãozinho já adulto. Nós já demos algumas dicas a respeito da adaptação do filhote e agora vamos falar um pouco de como fazer o filhote dormir bem em suas primeiras noites no novo lar, você vai agradecer!
É importante saber que o filhote ao chegar no novo lar, não estará adaptado ao novo ambiente, não saberá o local apropriado para suas necessidades e muito menos compreenderá seus comandos.

Aqui vão algumas dicas para as primeiras noites do filhote em seu novo lar:
- O sono do filhote: Claro que existe uma variação de cão para cão, mas na maioria das vezes, nos primeiros dias de adaptação, o filhote pode ter um sono leve durante a noite. Isso porque, existem uma série de fatores, como a separação de sua mãe e adaptação ao novo ambiente.
O filhote estará atento a cada movimento, até porque ainda não está completamente adaptado e seguro em seu novo lar. O sono mais constante e profundo, vem com o seu amadurecimento e crescimento, mas podemos com alguns passos auxilia-lo a proporcionar ao filhote uma boa noite de sono, sem choro!

- Alimentação e água: Muitas vezes o filhote pode não dormir à noite toda pela simples vontade de fazer suas necessidades. Para que isso não aconteça é importante dar a comida e água até 3 horas antes de colocá-lo para dormir, assim o filhote terá tempo suficiente para a digestão e para fazer suas necessidades.

- Fazer as necessidades antes de dormir: O filhote precisa saber e poder antes de qualquer coisa, fazer as suas necessidades antes de dormir, assim provavelmente não acordará durante a noite.
É importante desde o começo mostrar a rotina para que possa aos poucos se acostumar. Se você mora em apartamento, o ideal é colocar jornal ou tapete higiênico no local escolhido por você para as necessidades do filhote, e assim para que ele possa “adotar” este local como o ideal, uma vez que ainda não pode sair para passear por não ter tomado todas as vacinas. Se você mora em casa, fica um pouco mais fácil, você pode leva-lo para a área externa.
Com o passar do tempo, o filhote começará a associar esta rotina com o momento de dormir!

- Filhote com energia é filhote sem sono!
Filhotes brincam, possuem muita energia praticamente o tempo todo. É importante deixar que o filhote brinque o necessário para que na hora do sono, esteja realmente cansado de tanto brincar.
Como ainda não tomou todas as vacinas e não pode passear, cerifique-se que haja um espaço apropriado para as brincadeiras e para que possa se exercitar, assim terá um sono mais tranquilo na hora apropriada.
Com estas dicas, o filhote aos poucos se acostumará com a rotina e se sentirá seguro. Não deixe de proporcionar uma rotina, é importante que o filhote se acostume logo no início aos horários certos para brincar, comer, fazer as necessidades e dormir.

Boa Sorte!