tornar-se anfitrião

Blog

15.05.2017 às 18:05

A DECISÃO DE TER UM CACHORRO

Pontos a Considerar
DogSafe
Nós já escrevemos em outro Post a respeito dos benefícios de se ter um cãozinho https://dogsafe.com.br/blog/os-beneficios-de-ter-um-cachorro-5 . Porém, antes de tomar a decisão de comprar ou adotar, precisamos levar em conta alguns pontos muito importantes.
É necessário ter uma decisão consciente e o que isso quer dizer? Que um animal não é um brinquedo, e que a decisão não pode de forma alguma ser tomada com base em modismo, para agradar alguém ou por uma simples vontade! Ela deve ser pensada, pontos colocados na balança e ter a consciência de que um cãozinho pode te acompanhar até 15/16 anos.
Vamos pensar em alguns pontos:
1- Por que você quer ter um cachorrinho? Pare e faça essa pergunta!
Pense nos motivos, na atenção necessária que um cachorro precisa. Do tempo necessário para cuidados, passeio. Os filhotes são lindos certo? Mas precisam de muita atenção, dedicação e dão trabalho! Pense e reflita em todos os pontos e aí sim tome a decisão. Ter um cachorrinho nunca deve ser fruto de uma decisão impensada, de impulso. Lembre-se que ele te acompanhará por muito tempo, tornando-se um membro da família.
2- Você possui tempo suficiente?
Todos nós temos alguma ocupação, trabalho. Alguns com horário mais flexível e outros nem tanto. O importante é proporcionar qualidade na sua interação com o Pet. Se você passa o dia todo fora, como ele ficará? Existe um planejamento para isso? Ao retornar do trabalho, você conseguirá dar a atenção necessária? Estes pontos devem ser levados em consideração sempre. O importante é saber administrar seu tempo e atenção necessários para o cãozinho. Um cão saudável necessita de interação, brincadeiras e, claro, de ser levado à rua para passear!
3- Disponibilidade Financeira:
É importante ter claro que você terá gastos com seu cãozinho, desde vacinas, ração, medicamentos, banho, tosa e por aí vai.
Os cães também envelhecem e você precisa estar preparado para isso. Não só emocionalmente (colocar o link do post de envelhecimento), como também referente aos gastos.
4- Alergias e crianças:
Pontos importantes a serem levados em consideração.  Alguns cães soltam pelo e se você tiver alergia, pode ser um agravante! Outro ponto, são as crianças. É muito importante pensar na adaptação da criança e do cãozinho. Algumas raças não possuem muita “paciência” com crianças, por isso é muito importante pesquisar, se informar sempre.
5- Espaço e Permissões:
Para quem mora em apartamento, é necessário pensar em alguns pontos, como espaço e se é permitido pelo seu condomínio ter um animal.
Pois é, alguns prédios ainda não permitem cãezinhos! E mesmo que permitam, pensar no espaço é muito importante. Cães, ainda mais filhotes, são cheios de energia e precisam do mínimo de espaço para brincarem. Com relação ao barulho, choro a noite ou enquanto você estiver fora, sempre é bom falar com o vizinho, a política da boa vizinhança nunca foi um exagero. Pense nisso!

6- Devo comprar ou adotar um cãozinho?
Antes de comprar que tal pensar em Adotar um cachorro. Existem vários centros responsáveis espalhados em todo o país. Existem muitos cãezinhos só esperando uma segunda chance! Muitas pessoas adquirem cachorros sem ter a consciência do quanto precisam de atenção, que dão trabalho e que exigem financeiramente e por isso, muitos acabam abandonados e são resgatados pelas Ongs. Por isso, ter um cachorro é uma decisão muito importante e que deve ser tomada de forma consciente sempre!
Incentivamos a adoção, mas o mais importante é tomar uma decisão consciente! Saber que você terá um novo amigo, que fará parte de sua família e que o amará muito!