tornar-se anfitrião

Blog

27.02.2017 às 17:02

ADAPTAÇÃO DO FILHOTE EM SEU NOVO LAR

Adaptado por DogSafe
Fonte: Pets4Homes
Decidir ter um cãozinho é algo que deve ser muito bem pensado. É preciso ter em mente de que ele o acompanhará por muitos anos e que também dará trabalho, mas principalmente muitas alegrias!
Filhotes são fofos, brincalhões, mas também choram e precisam de sua atenção. Este início é um período de adaptação para ambos, você e o filhote. Ele precisa se sentir seguro e aos poucos ir criando laços afetivos com você e com a sua família.
Decisão tomada? Vamos há algumas dicas para proporcionar uma boa adaptação ao novo membro da família.

- Forneça um espaço tranquilo para o filhote:
Os filhotes são brincalhões, mas também precisam de descanso e um lugar tranquilo para tirar uma soneca.
A identificação com um espaço em que se sinta seguro é muito importante para a sua adaptação, então antes de trazê-lo para o novo lar, pense em um lugar apropriado e apresente ao filhote logo em sua chegada.

  - Não mude a comida do filhote de forma repentina:
Se você quiser mudar a ração do filhote para outra de sua preferência, aguarde por pelo menos 1 semana, assim ele terá tempo para se adaptar à nova casa e rotina.
Ao trocar a ração, tenha o cuidado de mudar aos poucos, ou seja, misture os dois tipos de ração, começando sempre com uma proporção maior para a ração que o filhote já está acostumado.
Faça a transição aos poucos, diminuindo a quantidade da ração antiga e aumentando a quantidade da ração nova, faça isso pelo menos por 1 semana e observe sempre as reações do filhote. Qualquer reação, como vômito ou diarreia, procure o veterinário.

- Escolha o nome e comece a usá-lo sem mudanças!
Uma vez escolhido o nome do filhote, sem mudanças! Lembre-se que ele está se adaptando ao novo ambiente, a você e ao nome também.

- Comece a rotina do filhote logo na primeira noite:
A partir da primeira noite com você, já é importante que ele comece a ter rotina. Horário para comer, local certo para fazer as necessidades.
Lembre-se que a adaptação à rotina pode levar um tempo, por isso é necessário ter paciência e persistência, principalmente com relação ao local escolhido para as necessidades.

- Comece a ensinar o local apropriado para as necessidades logo no início:
É natural que o filhote tenha alguns “acidentes” na hora de suas necessidades. O filhote escolher o local “errado” para fazer as suas necessidades é quase que uma certeza, por isso é importante ter paciência e persistência, mostrando sempre o local correto. Outra dica importante é neste início, uma vez escolhido o local nada de mudar!
Depois de todas as vacinas tomadas e liberação do veterinário, você poderá começar a adaptação do filhote, para que faça as suas necessidades ao passear, se este for seu caso.

- Faça da primeira noite em sua nova casa a mais confortável e acolhedora possível:
A 1° noite do filhote em sua nova casa pode ser um pouco “assustadora”, ambiente novo, pessoas novas, tudo muito novo o que pode gerar insegurança.
O primeiro passo é escolher onde o filhote irá dormir e estar preparado para algumas noites de choro! Uma vez decidido o local, é importante não mudar, para que assim, o filhote não precise passar por uma nova adaptação.
Para que se sinta mais seguro, deixe-o bem confortável com uma cobertinha ou um pano para que possa se “aninhar” na nova cama. Um brinquedo também é bem-vindo, só preste atenção no tipo de brinquedo e se não há risco de soltar alguma peça. Normalmente bichinhos de pelúcia são boas opções.
*Veja mais detalhes em nosso Post: Como cuidar do Filhote em sua primeira noite na nova casa!

- Leve o quanto antes ao veterinário para ser examinado e tomar as primeiras vacinas:
Normalmente quando optamos por ter um cachorrinho ele já tomou as primeiras doses das principais vacinas, mas é importante leva-lo o mais rápido ao veterinário e verificar quais as datas para as demais doses e quando estará liberado para o seu primeiro passeio. É importante ter em mente que os filhotes são sensíveis e vulneráveis, por isso o primeiro passeio só pode acontecer com a liberação do veterinário, assim ele estará seguro contra eventuais doenças.

*Texto adaptado: Important Things To Do When You First Get Your New Puppy- https://www.pets4homes.co.uk