tornar-se anfitrião

Blog

14.02.2017 às 11:02

ALIMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES


Fonte: www.cachorroverde.com.br/toxicos; www.tudosobrecachorros.com.br; www.ecycle.com.br
Quem nunca se encantou com um cãozinho de olhar sedutor pedindo só um pedacinho de comida e não resistiu? Pois é, dar comida para cães pode ser muito perigoso.
Existe uma lista de alimentos proibidos para Pets que causam intoxicação, podendo em alguns casos levar a morte.

Vamos a lista de alimentos que devemos evitar:
Chocolate
O vilão nesse caso é um alcaloide derivado do cacau chamado teobromina. O fígado dos nossos pets não metaboliza essa substância fica ativa no organismo, podendo intoxicar gravemente e causar taquicardia, espasmos musculares, vômitos e diarreia.
Carambola
Ela apresenta grandes quantidades de ácido oxálico insolúvel, que pode prejudicar os rins com deposição de cálculos (“pedrinhas”) de oxalato de cálcio. Sintomas associados à toxicidade por carambola: salivação, inapetência, vômitos, diarreia, prostração, fraqueza, tremores, presença de sangue ou cristais na urina e alterações da sede.
Massa crua de pão ou bolo
O fermento presente na massa crua produzirá gases e álcool no trato digestório do animal, o que causa muita dor e desconforto pela distensão do estômago ou alças intestinais.
Cebola, acebolados, alho, alho porro
Todos os vegetais da família Allium, quando crus, são terríveis para o seu amigo de quatro patas. No entanto, qualquer comida temperada deve ser evitada. Certos componentes presentes na cebola e em outras especiarias da mesma família podem causar danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, anemia e danos aos Muitos alimentos industrializados possuem cebola em sua composição, por isso a importância de não fornece nenhum alimento para o animal que não for específico para ele.
Falando especificamente do Alho, em excesso pode causar gases e também impõe risco de anemia. Existem alguns estudiosos que defendem o uso de alho em pequenas quantidades na alimentação natural de cães, como os norte-americanos autores de livros Dr. Richard Pitcairn Ph.D e a Dra. Karen Becker recomendam há anos a inclusão de um pouquinho de alho na dieta dos cães, algo como uma lâmina fininha por dia. A longa tradição de oferta segura também é reconhecida pelo formal órgão norte-americano de pesquisa em nutrição de cães e gatos National Research Council (NRC), que também estabelece diretrizes para formulação de alimentos para pets.
Macadâmias
Até doze horas depois da ingestão dessas castanhas redondinhas, cães e gatos podem apresentar fraqueza, depressão, vômitos, tremores, hipertermia e queda dos membros traseiros.
Batata e pele da batata
Os vegetais da família das solanáceas – batatas, tomate, berinjela, jiló e pimentão – contêm um glicoalcalóide chamado solanina (ou solamina), capaz de deprimir o sistema nervoso central e provocar transtornos gastrintestinais. Mas de todos os citados, a batata inglesa (a comum) é a mais rica nesse composto, cuja casca concentra até 90% da solanina.
Para eliminar essa ameaça, armazene a batata longe da luz solar, descarte a casca e cozinhe o tubérculo diretamente na água fervente. Micro-ondas e cozimento ao vapor não destroem a solanina. Jamais consuma ou ofereça ao pet batatas cruas (são difíceis de digerir); muito menos germinadas ou com a casca esverdeada, sinais de acúmulo de substâncias tóxicas.
Abacate, Casca e folhas
O problema aqui é a persina, um derivado de ácido graxo. Os sintomas associados à intoxicação por persina incluem vômitos, diarreia e alterações cardíacas. Ingestão excessiva de persina pode até levar a óbito. O fruto também pode fazer mal para o animal devido ao alto teor de gordura, podendo causar dores no estômago, vômitos e, eventualmente inflamação no pâncreas (pancreatite).
Uvas e passas
Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas há relatos de sobra na literatura científica de cães que comeram uvas ou passas e desenvolveram falência renal aguda severa, em muitos casos, letal. Qualquer tipo de uva ou passa, mesmo orgânicas, com ou sem casca e com ou sementes, e em qualquer quantidade, pode subitamente danificar os rins. Mesmo cães que sempre comeram uvas sem prejuízo aparente podem sofrer uma crise. Acredita-se que essas frutinhas também sejam prejudiciais aos gatos. Na dúvida, e com tanta fruta segura à disposição, é melhor evitar.
Xilitol
Você pode não reconhecer esse componente, mas ele está presente na maioria dos produtos diet e light. Nos cães leva a uma hipoglicemia drástica, que pode resultar em convulsões e atordoamento. Os sintomas mais comuns podem aparecer em 30 minutos: fraqueza, letargia, perda de coordenação, colapso e convulsões. Se o animal comer muito, a falência do fígado é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer.
Milho na espiga
Tão inofensivo, tão suculento e amarelinho… Nada disso. Seu cão adora mastigar e morder aquele osso sintético por horas a fio? Mesmo assim, a espiga pode provocar muitos problemas se for engolida.
 
Outros alimentos potencialmente perigosos
  • Sementes de maçã e pêra – liberam pequenas doses de ácido cianídrico no estômago, um tipo de veneno.
  • Açúcar e alimentos açucarados – podem causar obesidade, cáries, diabetes e tornam o paladar dos pets seletivo.
  • Frituras – fornecem gorduras prejudiciais à saúde.
  • Chá preto e café – contém alcalóides neurotóxicos e que podem causar alterações cardíacas.
  • Ruibarbo – mesmo problema da carambola, é fonte de ácido oxálico solúvel que pode se depositar nos rins em forma de cristais ou cálculos de oxalato.
  • Osso de ave cozido – o cozimento altera a estrutura molecular do colágeno do osso, tornando-o mais rígido ao ser partido. Com isso o risco de perfuração gastrintestinal é real. O tratamento por calor também torna o osso mais difícil de digerir, favorecendo obstruções. Osso tem que ser ingerido no seu estado natural, cru, mas atenção: osso de frango NÃO, estes podem se partir após ingeridos, causando obstruções no estômago e no intestino (até mesmo os perfurando).
  • Carne gorda e ossos - A gordura das carnes pode causar pancreatite nos cachorros e um osso pode sufocar seu cão, além de lascarem e obstruírem o sistema digestivo do cachorro. Alguns ossos são permitidos, consulte sempre o veterinário.
* Referências: http://www.cachorroverde.com.br/toxicoshttp://www.tudosobrecachorros.com.brhttp://www.ecycle.com.br