tornar-se anfitrião

Blog

09.02.2017 às 15:02

ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO EM CÃES

adaptado por DOGSAFE
Fonte: The Humane Society of the United States
Nós já publicamos no Blog alguns artigos a respeito das emoções sentidas pelos cães e como estão diretamente conectadas com as emoções de seus tutores.
Não poderíamos deixar de falar também a respeito da síndrome de ansiedade de separação em animais (SASA).
Algumas pesquisas mostram que este sentimento de ansiedade pode estar associado a humanização dos cães além, da rotina cada vez mais atribulada de seus tutores.
Os cães como parte de seu instinto elegem um líder, já ouviu falar de líder de matilha certo? Com a domesticação dos cães, esse líder passa a ser muitas vezes o tutor. Você é um porto seguro para seu cãozinho e a sua ausência pode causar insegurança levando muitas vezes à ansiedade de separação, que é demonstrada a partir de uma série de comportamentos.
Observe se o seu cãozinho fica eufórico quando o ver sair, apresenta um olhar suspeito, rói móveis ou destrói objetos em sua ausência, e em seu retorno fica muito agitado, algumas vezes até bravo. Preste atenção, ele pode estar sofrendo de ansiedade de separação.
Ainda não se sabe ao certo porque alguns cães apresentam ansiedade e outros não. O que se sabe é que o comportamento apresentado não é proposital e sim uma forma de extravasar todo esse sentimento.
 
Algumas dicas de como minimizar a ansiedade em seu cãozinho:
- Não tenha despedidas prolongadas;
- Em seu retorno, tente não demonstrar muita felicidade por alguns minutos. Sabemos o quanto é difícil!
- Ao sair deixe alguma peça de roupa com seu cheiro;
- Deixe algum brinquedo para distrai-lo, só tome cuidado em deixar o brinquedo apropriado para pets e assim não correr nenhum risco (veja dicas de segurança em dogsafe/dicas)
- Estabeleça palavras ou gestos que demonstrem ao seu cão que você irá retornar. O “já volto” pode funcionar muito bem!
 
De uma maneira geral tente fazer com que seu cãozinho entenda que você não irá abandoná-lo e aos poucos não associe mais alguns objetos como chaves e bolsa à sua saída.
Lembre-se que a punição não trará resultados uma vez que a ansiedade de separação está associada a falta que o animal sente de você e não o fato de estar sozinho.
Pense o seguinte: cães não podem perguntar onde você vai ou a que horas volta certo? A única coisa que sabem é que você não está em casa. Por isso tenha calma e paciência e procure fazer de suas saídas algo normal para que assim seu cãozinho encare a sua falta da forma mais natural possível.

*Texto adaptado da versão How to help with your dog's separation anxiety- The Humane Society of the United States  http://www.humanesociety.org/animals/dogs/tips/separation_anxiety.html