tornar-se anfitrião

Blog

08.02.2017 às 10:02

OS BENEFÍCIOS DE TER UM CACHORRO

Lawrence Robinson and Jeanne Segal, Ph.D
Fonte: www.helpguide.org
Se você possui um cãozinho ou um gato, já sabe o quanto de carinho e bem-estar eles podem lhe proporcionar. Você sabia que eles também podem proporcionar benefícios para a sua saúde mental e física? Cães em especial, podem reduzir o estresse, ansiedade e depressão, além de aliviar sintomas de solidão e incentivar a prática de exercícios. Cuidar de um cachorro pode incentivar crianças a crescerem com maior segurança além de fortalecer o companheirismo. Além de todos estes benefícios, um cachorro pode proporcionar a você felicidade e um amor incondicional!

Como os cães melhoram o humor e a saúde?
Mais do que qualquer outro animal, os cães evoluíram para tornarem-se sintonizados com os seres humanos, com o nosso comportamento e emoções. Os cães são capazes de entender muitas das palavras que usamos, eles são capazes de interpretar nosso tom de voz, linguagem corporal e nossos gestos. E como qualquer bom amigo, um cão leal vai olhar em seus olhos para avaliar o seu estado emocional e tentar entender o que você está pensando e sentindo.
Apesar de todos os pontos positivos relacionados ao convívio com cães, os estudos científicos referentes a estes benefícios são recentes. A American Heart Association vinculou o convívio com animais de estimação, especialmente cães, com um risco reduzido de doença cardíaca e maior longevidade.

Os estudos também demostraram que:
1. Os tutores de cães são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação.
2. Pessoas com cães têm pressão arterial mais baixa em situações estressantes do que aqueles sem animais de estimação. Um estudo descobriu mesmo que quando as pessoas com hipertensão adotaram cães de um abrigo, sua pressão arterial diminuiu significativamente em cinco meses.
3. Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, que acalma e relaxa.
4. Os donos de animais têm níveis mais baixos de triglicérides e colesterol (indicadores de doenças cardíacas) do que aqueles sem animais de estimação.
5. Os donos de animais com mais de 65 anos fazem 30% menos visitas aos seus médicos do que aqueles sem animais de estimação.
Uma das razões para estes efeitos terapêuticos é que os cães (e os gatos) cumprem a necessidade humana básica de tocar. Acariciar, abraçar, um animal pode rapidamente nos acalmar quando estamos estressados ​​ou ansiosos. A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, além de a maioria dos cães serem um grande estímulo para a prática de exercícios saudáveis, o que pode levar a melhora de seu humor e aliviar a depressão.

Como os cães podem ajudá-lo a ter uma vida saudável?
Adotar mudanças de estilo de vida saudável tem um papel importante na melhora dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Cuidar de um cão pode ajudá-lo a fazer mudança para um estilo de vida saudável por algumas razões:
Exercícios frequentes: levar um cão para uma caminhada, é uma forma divertida e gratificante para se adaptar ao exercício diário saudável. Estudos têm demonstrado que os proprietários de cães são muito mais propensos a satisfazer as suas necessidades diárias de exercícios.
Estimula o companheirismo: o companheirismo pode ajudar a prevenir doenças e até mesmo adicionar anos à sua vida, enquanto isolamento e solidão podem desencadear sintomas de depressão. Cuidar de um animal pode ajudá-lo a manter-se por um período, mesmo que curto, longe de seus problemas, especialmente se você vive sozinho.
Expansão do círculo de amizades: os cães podem te ajudar a iniciar e manter novas amizades. Proprietários de cães frequentemente param para conversar uns com os outros em caminhadas ou em um parque.  Proprietários de cães também podem conhecer novas pessoas em lojas de animais, lugares pet friendly (que aceitam cães como restaurantes, bares).
Reduz a ansiedade:  a companhia de um cão pode oferecer conforto, ajudar a aliviar a ansiedade, além de fortalecer a autoconfiança em pessoas ansiosas. Cães vivem o momento, não se preocupam com o que aconteceu ontem ou o que pode acontecer amanhã , com isso eles podem ajudá-lo a tornar-se mais consciente e apreciar o momento do presente.
Adiciona estrutura e rotina ao seu dia: cães necessitam de uma alimentação regular e horário de exercícios. Ter uma rotina mantém o equilíbrio do cão, além de acalmá-lo. Isto também pode funcionar para você. Quando se tem um cãozinho, na maioria das vezes, não importa o seu “estado de espírito”, seu humor, você precisará levá-lo para passear, alimentá-lo, enfim cuidar do seu amigo.
Proporciona alívio da tensão:  fazer carinho em um cãozinho é uma maneira saudável ​​de gerenciar o estresse, além de diminuir a pressão arterial e ajudá-lo a se sentir mais calmo e menos estressado.
 
Possuir um cão é um grande compromisso
Com todos os benefícios já citados é muito importante ressaltar que ao decidir ter um animal, um cãozinho, é necessário levar em conta que muitos vivem por 14, 15 anos ou até mais. Não estamos falando de um brinquedo que pode ser descartado e sim, de um Ser que vai te amar incondicionalmente.
Um cão não é uma cura milagrosa para doenças, físicas ou mental. Ter um cachorro é benéfico e reconfortante apenas para aqueles que amam e apreciam animais e além de tudo, dispõe de tempo e dinheiro, não menos importante, para manter um cão feliz e saudável.
Os cães exigem tempo e atenção: os cães precisam de exercícios diários e atenção para se manterem calmos e equilibrados. Precisam da sua companhia e por isso não podem ficar por tempos prolongados sozinhos.
Os cães dão trabalho: Qualquer cão pode ter um acidente ocasional em casa, especialmente se ele está doente ou foi deixado sozinho por muito tempo, enquanto alguns cães são propensos a mastigar sapatos ou destruir almofadas. Treinamento e exercício podem ajudar a erradicar este comportamento, mas é importante que mesmo com o treinamento adequado, possam receber a atenção e carinho necessários.
Cães exigem responsabilidade: Você é responsável por uma vida. É primordial estar atento às necessidades do Pet, caminhadas, horário das refeições, vacinas, além de sempre estar atento ao seu comportamento e entender o seu temperamento. Muitos cães por exemplo, podem não se socializar com crianças ou outros cães e é de sua responsabilidade entender e tratar da melhor forma possível tais comportamentos, proporcionando sempre o bem-estar para o animal.

Escolha consciente sempre e boa sorte!

Texto traduzido da referência- helpguide.org
www.helpguide.org/articles/emotional-health/the-health-benefits-of-pets.htm