tornar-se anfitrião

Blog

08.02.2017 às 10:02

OS CÃES SE PARECEM MAIS COM OS HUMANOS DO QUE PENSAMOS

adaptado por DOGSAFE
Fonte: news.nationalgeographic.com; journals.plos.org; www.cell.com
Para quem convive com cães, pode não ser nenhuma surpresa, mas pesquisas recentes sugerem que os cães apresentam frequentemente comportamentos mais humanos do que propriamente caninos. Os estudos têm mostrado que os cães podem ler expressões faciais, demonstrar ciúmes e empatia e até assistir TV.

Aqui estão alguns dos mais recentes estudos mostrando o lado humano de nossos companheiros caninos.

A escuta e a observação são alguns dos pilares para as interações sociais humanas, e nos permite distinguir o certo do errado.
De acordo com ume estudo publicado pela revista Animal Behavior, nossos cães também podem ouvir e identificar palavras além de observar comportamentos (Animal Minds- National Geographic).

Segundo estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, alguns tipos de cachorros são capazes de compreender até 150 palavras. A inteligência destes cães estaria equivalente à de uma pessoa com dois anos e meio de idade.
O tipo de inteligência e o grau estariam associados a raça, que determinaria algumas diferenças. Segundo Coren "há três tipos de inteligência: instintivo - o que o cão é criado para fazer, adaptável- o quão bem o cão aprende a partir do seu ambiente para resolver problemas e de trabalho e obediência- o equivalente a" aprendizagem escolar "(“How Dogs Think," Stanley Coren, PhD, University of British Columbia).

Em um estudo recente, pesquisadores observaram 54 cães com seus tutores que foram divididos em grupos. No primeiro grupo, os tutores solicitaram ajuda à uma 3° pessoa para resolver um problema e foram ajudados, no segundo grupo, houve a mesma solicitação, porém sem qual quer retorno de ajuda e no terceiro grupo, a ajuda veio sem necessidade de ser solicitada. Os cães foram recompensados com “guloseimas” dadas pelas pessoas presentes nos 3 grupos, e que auxiliaram ou não de alguma forma seus tutores. A reação observada foi de que os cães tiveram maior interação com as pessoas que não ajudaram os seus tutores (Dogs are even more like us than we thought- http://news.nationalgeographic.com ).
Então, os cães estariam ignorando as pessoas que possuem algum significado para seus tutores? Estaria atrelado ao ciúme? Segundo a pesquisa, ainda não há uma conclusão definitiva.

Uma outra pesquisa realizada pela cientista Christine Harris, da Universidade da Califórnia, aponta que os cães também sentem ciúmes. Em uma avaliação com 36 animais, ela constatou que os cachorros procuravam duas vezes mais seus tutores quando eles estavam com cães de pelúcia do que quando estavam interagindo com outro brinquedo (Jealousy in Dogs- http://journals.plos.org).
Estudos mostram como os cães estão conectados com nossas emoções e como acompanham o nosso olhar, não somente no momento de alimentar-se ou de brincar, mas em outras situações diversas. O contato visual aumenta a confiança e a conexão emocional entre cachorros e seus tutores.
Você já deve ter ouvido pessoas falarem que seus cães sabem quando está triste, alegre, angustiado certo? Segundo uma publicação na Current Biology, o cérebro dos cães e humanos reagem da mesma forma diante de sons de choro, risadas e entonação da voz. Os cães detectam as emoções sentidas por seus tutores e isso pode explicar algumas reações que os cães tem ao ver alguém dando uma gargalhada ou chorando (Voice-Sensitive Regions in the Dog and Human Brain Are Revealed by Comparative-  http://www.cell.com ).