tornar-se anfitrião

Blog

15.02.2017 às 10:02

PLANTAS TÓXICAS PARA CÃES E GATOS


Fonte: www.greenme.com.br ; www.journals.ufrpe.br 
Já demos algumas dicas importantes relacionadas aos Pets e de como proporcionar uma hospedagem tranquila e segura. Não poderíamos deixar de falar de algo tão importante como o cuidado que você deve ter com as plantas em seu jardim ou ao passear com animais em parques.
Muitas das plantas que temos em casa são tóxicas para cães e gatos então, todo cuidado é pouco!
Se o Pet ingerir qualquer planta tóxica, leve-o imediatamente a um veterinário, e de preferência levando a planta ingerida pelo animal e não dê nenhum tipo de medicação ou receitas caseiras para desintoxicá-lo. 
 
20 plantas tóxicas mais comuns:
1. Antúrio (Anthurium andraeanum) - Sintomas da intoxicação: salivação, coceira intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
2. Azaleia (Rhododendron spp) - Sintomas de intoxicação: vômitos prolongados, arritmias, convulsões, ataxia (perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos), fraqueza, depressão e morte.
3. Babosa (Aloe spp) - a seiva da planta é tóxica (líquido branco) e causa irritação de mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
4. Banana-de-macaco ( Philodendron bipinnatifidum) - Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
5. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) - a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
6. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp) - Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. 
7. Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) -  Sintomas da intoxicação: salivação, coceira intensa na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
8. Coroa-de-cristo (Euphorbia milii) – a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco.
9. Costela-de-adão (Monstera deliciosa) - Sintomas da intoxicação: salivação, coceira intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
10. Dedaleira (Digitalis purpúrea) - Sintomas da intoxicação: vômitos, diarreia, bradicardia (coração bate devagar) e arritmias.
11. Erva-moura (Solanum nigrum) - Sintomas da intoxicação: vômitos, diarreia, pupilas dilatadas, ataxia, fraqueza e sonolência.
12. Espirradeira (Nerium oleander) - Sintomas da intoxicação: vômitos, diarreia (com ou sem sangue) e arritmias.
13. Folha-da-fortuna (Kalanchoe spp) - Sintomas da intoxicação: vômito, diarreia, ataxia, tremores e morte súbita.
14. Hera (Hedera helix) - Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido coceira, irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
15. Hortênsia (Hydrangea macrophylla) - Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
16. Lírio (Lilium spp) - Sintomas da intoxicação: vômitos, depressão, letargia e anorexia.
17. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) - Sintomas da intoxicação: irritação oral, coceira, irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
18. Lírio-do-vale (Convullaria majalis) - Sintomas da intoxicação: salivação, vômitos, bradicardia (coração bate devagar), arritmia, convulsões e até morte súbita.
19. Mamona ou mamoneira (Ricinus communis) - Sintomas da intoxicação: vômitos, diarreia, mucosas arroxeadas (cianose), ataxia, convulsões e fraqueza. Os sinais aparecem apenas 3 dias após a ingestão.

Fique atento e garanta uma hospedagem tranquila e segura!

* Referências: www.greenme.com.brwww.journals.ufrpe.br