tornar-se anfitrião

Blog

06.06.2017 às 20:06

POR QUE DEVO ESCOVAR OS DENTES DO MEU CÃO?

Adaptado por DogSafe
Fonte: http://www.akc.org/
Todos nós sabemos como é importante escovar os dentes dos nossos cães, porém nem sempre é uma tarefa fácil! Sabemos que para muitos o tempo não é um grande aliado, para outros o próprio animal não é muito cooperativo. Seja qual for o motivo, devemos saber que a saúde bocal do seu cãozinho é muito importante e que a não escovação pode levar a uma série de consequências.
Mal hálito, gengivas inflamadas, sangramento, placas bacterianas e extração de dentes podem ser algumas das consequências da não escovação. Quando os dentes já estão cobertos com tártaro manchado de cor marrom e amarela e as gengivas estão sangrando ou mostrando sinais de inflamação, seu cachorro precisa de uma limpeza profissional. Mesmo levando-o no veterinário para uma limpeza profunda, é necessário continuar a   limpeza em casa, para evitar que o problema retorne.
A escovação deve fazer parte da rotina do cão para que possa ter e conservar a saúde da boca.
Pensando na importância da escovação e sabendo da dificuldade que você pode ter, elaboramos algumas dicas que podem auxilia-lo neste processo.
  1. Escolha um horário tranquilo para escovar os dentes do seu cão. Opte por um ambiente sem estresse, onde você possa ficar com seu cãozinho e assim deixá-lo calmo.
  2. Compre escova e pasta de dentes apropriadas para cães: As escovas para cães possuem a alça alongada o que facilita a escovação dos dentes posteriores. Não devemos nunca usar pasta de dente que não seja própria para cães, pois causam irritação estomacal.
  3. Lembre-se que é importante a rotina: O seu cãozinho precisa se acostumar com o processo. Se não for um filhote, este processo pode levar um tempo maior e o segredo é a persistência. Uma dica importante é acostumá-lo com o processo da escovação.
  4. Quantas vezes devo escovar? O ideal é a escovação diária, mas sabemos que nem sempre é possível, nestes casos, escovar pelo menos 1 vez na semana já é alguma coisa!
  5. Meu cachorro engoliu a pasta e agora? As pastas de uso veterinário são formuladas para que seu cãozinho possa engolir. Por isso NUNCA, escove os dentes com pasta que não seja especial para seu cãozinho. Sua pasta NEM PENSAR!
  6. Deixe-o primeiro se acostumar com a escova e cheirar a pasta de dente apropriada. Assim ele começará a assimilar o processo e entender que não fará mal. Comece a escovação pelos dentes superiores e depois inferiores.
  7. Não tente remover o tártaro: A escovação é sempre preventiva e para manutenção da limpeza dos dentes. Nunca tente remover o tártaro com a escovação. Deixe este trabalho para o veterinário especialista sempre!
  8. Preste sempre atenção na reação do seu cãozinho, respeite seu tempo e aceitação. Lembre-se que é um processo, e que ele precisa se acostumar a essa rotina.
 Importante lembrar que o seu cãozinho deve ir ao veterinário com frequência, onde a higiene bucal também será avaliada!

Texto adaptado: http://www.akc.org/