tornar-se anfitrião

Blog

18.04.2017 às 19:04

VELHICE NOS CÃES

Adaptado por DogSafe
Fonte: http://iheartdogs.com/11-signs-of-aging-every-dog-owner-needs-to-look-for/ ; http://www.srdogs.com/
Quando decidimos escrever a respeito da velhice em cães, não poderíamos deixar de falar da Mel! Nossa mascote que aparece na foto! Inspiração para a DogSafe! Esperamos que curtam o texto!

Pois é, a velhice também chega para os nossos cães! Podemos dizer que nesta fase ele precisará de você mais do que nunca. Chegou a hora de retribuir tudo que ele lhe proporcionou certo? Para ter uma velhice saudável, separamos algumas dicas de cuidados especiais nesta fase, além do amor e atenção, essenciais em todas as fases!
 
Sinais de envelhecimento:

Ganho de Peso: Conforme o cão envelhece ele pode ganhar peso, o metabolismo fica mais lento, por isso é importante alimentá-lo com ração própria para a idade ou com uma dieta específica.
A dieta específica para cães idosos, possui nutrientes importantes que ao envelhecer ele passa a perder gradativamente. Consulte o veterinário e veja o que é mais apropriado para o seu cãozinho.

Não responde a seus chamados: A perda de audição é algo que pode acontecer! Preste atenção a estes sinais como: quando estiver com um sono leve e alguém passar por perto e não acordar, quando você chama e não lhe atende de imediato, barulhos que o faziam latir e agora não fazem mais.

Dificuldade ao se levantar: Você pode ter notado que seu cãozinho passou a ter dificuldade para se levantar após ficar muito tempo deitado ou sentado. Outro aspecto que deve ser observado é certa dificuldade em andar ou apresentar um andar “mais duro” “sem molejo”. Estes podem ser sinais de dores nas articulações!

Olhos Turvos: Pode ser difícil de notar no início, especialmente se seu cãozinho evita o contato visual. No entanto, é importante perceber este sintoma, porque pode ser catarata! A maioria dos cães desenvolvem ao envelhecer alguma nebulosidade nos olhos, mas precisamos ficar sempre atentos e consultar sempre um veterinário! 

Aumento da frequência de fazer necessidades: Conforme seu cão envelhece, a frequência para fazer as necessidades também aumenta! Muitas vezes ele pode não conseguir chegar ao local que sempre esteve acostumado. Não reprima! Lembre-se que ele envelheceu! Algo que pode ajudar é aumentar o número de saídas, curtas para não cansar seu cãozinho e você ao sair de casa, pode deixar tapete higiênico para que ele possa ter uma segurança maior!

Nódulos: Merecem toda a nossa atenção! Verificar se seu cão possuí nódulos deve ser algo frequente, principalmente se já possui uma idade avançada. Cães com pelo curto é mais fácil até de visualizar. Atenção redobrada para cães de pelo longo.

Encontrou algo estranho? Leve ao veterinário!

Mau Hálito: Provavelmente este vai ser o primeiro sinal que seu cãozinho apresentará com a velhice.
Sabemos que os cães de um modo geral não possuem um hálito fresco, mas se sentir qualquer diferença, não deixe para mais tarde! Há uma série de problemas, bactérias ligados a boca. Procure sempre um veterinário para avaliação.
 
Falamos dos sinais, agora vamos falar dos cuidados?!

Posso passear com o cachorro idoso? Sim, desde que você respeite sempre o ritmo dele! A recomendação é que ele seja levado para caminhar nos horários mais frescos do dia.


Como deve ser a alimentação? O conselho é dar preferência às chamadas rações seniores, adaptadas às necessidades nutricionais da maturidade.

Dentes: Escovar os dentes é algo que seu Pet deve ser acostumado desde sempre! Ao envelhecer os cuidados devem continuar para evitar o tártaro e levar sempre ao veterinário para cuidar e prevenir o tártaro!

Mudanças na casa: Sabemos que ver seu cãozinho envelhecer não é fácil, imagina para ele! Portanto, não realize mudanças bruscas na rotina e na casa! Como aos poucos ele pode não enxergar tão bem e não ouvir, deixar seu cantinho como está acostumado é ótimo, ele ficará seguro! Se ele estiver acostumado a caminhadas e brincadeiras, pode manter, lógico que respeitando o limite do seu cãozinho!

O mais importante é poder contar com você! Com seu carinho e dedicação!

Texto Adaptado e traduzido por DogSafe.
Fontes: http://iheartdogs.com/11-signs-of-aging-every-dog-owner-needs-to-look-for/  
http://www.srdogs.com/