tornar-se anfitrião

Blog

23.05.2017 às 15:05

COMO TER CERTEZA DO CÃOZINHO IDEAL PARA SUA FAMILIA?

DogSafe
A primeira coisa a saber é ter a certeza de que nunca teremos! O que podemos fazer é pensar em algumas características de sua família, ou para quem mora sozinho, pensar em suas características e assim ter uma ideia aproximada do que seria ideal.
Vale reforçar sempre, que como nós os cães também possuem personalidades diferentes, além de necessidades especificas que variam de cão para cão.
Antes de ler este post, vale conferir outro post que fizemos a respeito da decisão de ter um cachorrinho e os pontos a considerar https://dogsafe.com.br/blog/a-decisao-de-ter-um-cachorro-11
Como continuação do Post anterior, vamos pensar que uma vez decisão tomada é importante pensar no que seria ideal para você e sua família, levando alguns pontos em consideração:

1. Onde você mora? Em apartamento? Pense então, em alguns pontos para levar em consideração:- É perto de um parque ou praça, para que seu cãozinho possa se exercitar?
- Você está disposto a levá-lo para um parque ou não possui tempo ou disposição?
- Você estaria então disposto a dar caminhadas mesmo que em seu bairro?
 
2. Quanto tempo você permanece em casa?- Sai bem cedinho e só volta a noite?
- Retorna à noite, mas tem sempre alguém em casa que poderá cuidar do seu cãozinho, fazendo companhia?
- Possui flexibilidade de horários ou pode levar seu cachorrinho junto com você?
 
3. Está disposto a fazer atividades físicas com seu novo amigo?- Pretende levá-lo para o acompanhar em uma caminhada, corrida?
-Você é do tipo de gosta de atividades físicas?
 
Como falamos no posto anterior https://dogsafe.com.br/blog/a-decisao-de-ter-um-cachorro-11 a decisão deve ser de todos, caso não more sozinho. E no caso de ter crianças, vamos pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão.
 
Fizemos neste post alguns questionamentos para você pensar realmente em como você é, e assim encontrar um cãozinho que melhor combine com a sua maneira de viver, a sua rotina.
Todos estes fatores são importantes para pensar mais uma vez no temperamento, personalidade do cãozinho.
 
Como também incentivamos a adoção, nestes casos é importante pensar no seu dia a dia, e estar aberto a receber um cãozinho sem raça definida e que você não necessariamente saberá como ele irá se comportar. Mas, nestes casos, o importante é estar aberto, disposto, a receber um cãozinho que espera por este momento e que já pode ter sofrido muito e agora busca apenas alguém uma família que o ame de verdade.
Se a sua opção não for adotar, seguem algumas raças de cães para tipos de ambientes e que podem se adaptar melhor a sua rotina. Lembrando que nunca teremos garantia, porque como nós, cada cãozinho possui um tipo de personalidade.

Algumas raças que ficam bem sozinhas:
Aqui pensamos no perfil do tutor que chega em casa só a noite, depois de um dia inteiro fora de casa. Mas atenção, isso não quer dizer que eles não precisem de sua atenção!
Algumas raças são mais independentes e por isso a adaptação à uma rotina do tutor pode ser um pouco melhor:
- Schnauzer;
- Shih-Tzu;
-Lhasa Apso;
-Basset Hound
De uma maneira geral, estes cães são mais independentes, claro que cada um com suas características, por exemplo, o Schnauzer apesar de ser independente, costuma ter muito ciúmes de seu tutor e por isso pode não se dar muito bem com outros cãezinhos.
Já o Basset Hound, costuma não gostar muito de colo e por isso, pode sentir menos a falta física de seu tutor.
Fonte: Adimax Pet

Cães com alta energia:
Por outro lado, nós temos os cães com alta energia e que precisam gastar essa energia de uma forma saudável. Precisam se distrair, se exercitar. Podemos citar aqui alguns exemplos:
Retrievers: Enérgicos e brincalhões, precisam de atividade física. Neste grupo podemos citar o Labrador e também o Golden.
Terriers: Estes possuem um instinto para perseguir coisas, com muita energia além de serem bem resistentes.
Neste grupo podemos citar: American Staffordshire, Pit Bull e o Jack Russell, que apesar de pequeno, precisa de muito exercício.
Fonte: cães online

Esperamos ter ajudado de alguma forma com mais este artigo. O importante é pensar sempre o quanto você e sua família estão preparados para ter um cãozinho, o quanto você poderá se adaptar a esta nova rotina.