tornar-se anfitrião

Blog

22.06.2017 às 17:06

COMO OS CÃES DEMONSTRAM AMOR POR VOCÊ

Adaptado por DogSafe
Fonte: https://www.littlethings.com/secret-ways-dogs-say-love-you/

Se você sempre acreditou que seu cãozinho te ama, você estava certo!
Pesquisas confirmaram o que a maioria de nós, que tem um cãozinho sempre sentiu. Os cães buscam em nós a segurança e sobrevivência, isso é fato, mas também buscam conforto e afeto.
Um time de cientistas da Emory University em Atlanta Georgia, treinaram alguns cães para que ficassem confortáveis ao entrar em uma máquina de ressonância e descobriram que partes do cérebro são ativadas quando recebem estímulos positivos, de carinho e afeto, como nos seres humanos.  
Gregory Berns, um dos pesquisadores e também autor do Livro How Dogs Love Us (Como os cães nos amam), ressaltou alguns sinais de demonstração de afeto:

1- Depois da refeição deita do seu lado: Gregory Berns, eu seu livro, explica que quando seu cão te procura após a refeição para ficar perto de você, é uma demonstração de afeto. Como sobrevivência é claro o ato de alimentar-se vem em primeiro lugar, mas após alimentar-se ele procura quem lhe dá segurança e afeto em uma demonstração clara de amor e confiança.
 

 2- Gosta de dormir com você: Não importa se você permite que seu cãozinho durma em sua cama, ele pode procura-lo para um cochilo rápido no sofá por exemplo. Estar perto, junto, se “aconchegar” em você é outra demonstração do quanto te ama.


3- Fica feliz quando você volta para casa: Aqui só precisamos ter um ponto de atenção e saber distinguir felicidade de excitação exagerada. Nós já falamos em posts anteriores que pode se tratar também de ansiedade de separação https://dogsafe.com.br/blog/ansiedade-de-separacao-em-caes-7, sim os cães também sofrem de ansiedade!
A felicidade pode ser demonstrada por exemplo, quando ao chegar em casa, ele te recepciona com o brinquedo preferido, pula de alegria, faz festa, mas você consegue perceber que não é um sofrimento. Cães seguros, sentem a confiança em você e sabem que você retornará.
O mesmo se aplica para quando você sai de casa, cães seguros não demonstram agitação exagerada, do contrário pode também ser um sinal de ansiedade de separação, o que causa sofrimento no cãozinho.
 
4- Encosta em você: Já reparou que muitas vezes seu amigo de 4 patas, encosta em você? Muitas vezes pedindo carinho e outras vezes só se inclinando? Pois é isso é uma forma de demonstrar afeto. Algumas vezes pode ser um sinal de ansiedade ou até mesmo insegurança, mas mesmo assim é uma forma de se sentir seguro. Ele te procura porque vê em você segurança, conforto o que não deixa de ser uma demonstração de afeto certo?

5- Olha diretamente nos seus olhos: Para os cães o contato visual pode ser sinal de ameaça, por isso muitos evitam esse contato, com seres humanos e entre os cães também. Quando o contato visual acontece de uma forma natural, sem intimidação é porque realmente ele está seguro e demonstrando todo afeto que sente por você. Quem é que já se sentiu “abraçado” pelo olhar do seu cão?  É como se ele estivesse demonstrando todo o seu amor por você em um único olhar!

6- Levantar sobrancelhas: Nós sempre pensamos que a demonstração mais clara de amor é quando o cão abana a cauda, certo? Lógico que essa é a demonstração mais conhecida por nós, mas estudos realizados no Japão mostraram que os cães também possuem expressões faciais que dizem muito.Neste estudo, os cães foram apresentados aos seus tutores, a um brinquedo que gostam, a um estranho e também a um objeto que não se identificavam muito. O resultado foi que para os tutores e brinquedo imediatamente levantavam as sobrancelhas, em especial a direita e em contrapartida para o estranho e para o objeto que não havia identificação, a expressão facial já mudava. Apresentados novamente ao brinquedo e ao tutor, as sobrancelhas voltavam a se levantar.
 
7- Os cães sentem ciúmes dos seus tutores: Sim, pode acreditar! Falamos detalhadamente deste ponto no post https://dogsafe.com.br/blog/os-caes-se-parecem-mais-com-os-humanos-do-que-pensamos-6 

E aí? Alguma dúvida que seu cãozinho realmente demonstra amor por você? De acordo com pesquisas realizadas, eles também sentem quando alguém o ama ou não! Então vamos demonstrar sempre todo o amor que sentimos por eles e não esquecer nunca de que são capazes de demonstrar esse amor, e que buscam em nós segurança, afeto, amor!